News Dapo - 37% dos brasileiros pretendem trocar de casa em um ano

Enviada em 18/06/2013

06 June 2013

Folha de São Paulo

 

Mais de um terço da classe C pretende mudar de casa dentro de um ano. Uma pesquisa da Mintel aponta que 37% desses cidadãos pretendem comprar uma casa nova ou mudar de aluguel. Esta parcela é ainda maior na faixa etária entre 35 e 44 anos, chegando a 42%. A casa também é considerada um centro de lazer para esses consumidores: 80% deles assistem televisão regularmente e 31% fazem atividades do estilo faça você mesmo.

O lar é um dos principais focos de investimento e 43% dos respondentes da pesquisa planejam gastar dinheiro com a casa nos próximos 12 meses. Na sequência a pesquisa indica as seguintes intenções: 26% se programam para fazer um investimento financeiro, 21% querem fazer algum curso educacional, 19% desejam comprar ou trocar equipamentos elétricos e 19% planejam comprar aparelhos domésticos.

Além dos gastos com produtos e serviços também existe a preocupação com a poupança, 65% dos entrevistados pretendem fazer uma aplicação do tipo no próximo ano. Em relação à saúde financeira, 38% consideram que seus ganhos são suficientes para manter as necessidades básicas, mas que não sobra muito no final do mês. Entre as pessoas com idade de 35 a 44 anos, a instabilidade financeira alcança os maiores níveis: 17% estão em perigo de atrasar suas contas. Enquanto aqueles que têm entre 16 e 34 anos apresentaram os maiores índices de satisfação, com 27% considerando suas finanças saudáveis.